Elon Musk - História do Sucesso



 História de Elon Musk


Elon Reeve Musk nascido em 28 de junho de 1971 é um empresário, investidor e magnata dos negócios. Ele é o fundador, CEO e engenheiro-chefe da SpaceX; investidor em estágio inicial, CEO e arquiteto de produtos da Tesla fundador da The Boring Company e cofundador da Neuralink e OpenAI.

Musk é a pessoa mais rica do mundo, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index e a Forbes sendo a lista de bilionários em tempo real.

Elon nasceu de mãe canadense e pai sul-africano, sendo este um empresário de sucesso também.Foi criado em Pretória que fica na África do Sul, frequentou por pouco tempo a Universidade de Pretória antes de se mudar para o Canadá aos 17 anos para evitar o recrutamento. Matriculado na Queen's University e foi transferido para a Universidade da Pensilvânia dois anos depois, onde recebeu um diploma de bacharel em economia e física.




Desde cedo Elon Musk já tinha o hábito de ler bastante e tinha uma espécie de memoria fotográfica o que ainda ajudou mais na sua escolaridade, lendo cerca de 10h por dia.

Ele sempre teve a ambição de fazer algo importante para a humanidade, tendo três áreas na sua cabeça que poderiam estar perto de grandes avanços tecnológicos, sendo estes, internet, energias renováveis e o espaço.

Depois de alguma jornada no caminho estudantil decidiu seguir uma carreira de negócios, cofundando a empresa de software web Zip2 com seu irmão Kimbal, tendo a ajuda de seu pai que deu 28 mil dólares para todo esse projeto seguir em frente, e com o passar do tempo a sua empresa teve diversos clientes como a the new work times, e em 1999 a zip2 foi vendida para a compag por 307 milhões de dólares.

Com o que ganhou, sendo 22 milhões de dólares ele decidiu que queria criar um banco online, e em Março de 1999 fundou a X.com.

Musk mesmo tendo investido mais 12 milhões de dólares acabou por ter de contar com investidores externos.

Mas nesse mercado tinha uma outra empresa que lhe fazia frente, sendo essa a infinity que já usava um sistema reconhecido como paypal sendo as transferências feitas por email naquela altura, gastando dezenas de dólares em promoções para disputar a liderança.


Em março de 2000 ambas as empresas perceberam que mais valia unir forças do que ficar a disputa essa luta empresarial.

Mas não durou muito tempo pois por diversos motivos e conflitos entre eles, o Musk foi substituído por Pither Thiel.

Musk de seguida usou 20 milhões para seguir uma outra paixão de infância, que era criar foguetes espaciais, e em funho de 2002 a SpaceX foi criada, injetando 100 milhões de dólares do seu próprio património na spaceX, e em 2005 e 2006 os seus dois primeiros lançamentos deram errado perdendo só ai milhões de dólares.

Em 2003 apareceu a tesla, em que decidiram ir falar com Elon Musk a procura de um investimento de 7 milhões na sua empresa, que se baseava na construção de carros elétricos, e depois de diversas questões levantadas por Elon o negócio ficou fechado por 6,5 milhões de dólares de investimento inicial na empresa.

E em 2005 Elon entrou com mais 9 milhões de dólares para ajudar a contratar designers e outras pessoas para tratar de toda a aparência do carro, estando já concluída a parte elétrica do mesmo.

Em 2006 a testa arrecadou mais 40 milhões e Musk colocou mais 12 milhões de dólares, sendo lançado o seu primeiro carro em julho de 2006, chamado tesla roaster que custava sensivelmente 90 mil dólares, mas estava a dar de gastou o dobro do preço pelo qual vendiam, a vindo disso, caso continuasse tudo assim a tesla não iria durar muito e foi ai que Elon entrou em ação de forma mais ativa na empresa, fazendo diversas reuniões e falando com diversos fornecedores novos de maneira a reduzir o custo de produção e aumentar mais ainda as vendas.



Em setembro de 2008 a SpaceX tinha a sua ultima chance antes da falecia e a fortuna de Elon estava em grande colapso devido a estes dois grandes investimentos e a uma crise queo mundo estava a passar, e pela quarta tentativa da spaceX em conseguir mandar um foguete sem o mesmo não arrebentar no ar nou explodir sem sequer levantar, finalmente foi um sucesso chegando ao espaço, sendo a primeira vez que uma empresa privada sem ajuda do governo fez tal feito, mas isso não os tirava da grande crise e agora ambas as empresas estavam sem dinheiro, então Elon teve que arranjar investidores, e para seu espanto em dezembro de 2008 a NASA entrou com 1,2 bilhões de dólares, tornando-se agora sócios.

Mas a tesla como ainda não estava nem perto de estar bem, se ate ao fim do ano não tivesse investidores então teria de decretar falência, e a única saída por elon foi de pedir um empréstimo de 40 milhões a SpaceX para injetar na Tesla.




Na SpaceX o principal objetivo atualmente é reduzir os custos de fabricação de aeronaves para que consiga mandar muitos mais foguetes para o espaço e assim tentar colonizar marte.

Agora voltando para a Tesla, estando tao perto da falecia, fizeram o lançamento da sua linha de modelos s, o que revolucionou todo o mercado automóvel pois ia dos 0 aos 100 em 4,2 segundos e tinha um motor do tamanho de uma melancia que ficava perto das rodas traseiras e percorria 500km por apenas uma carga o que fez olhar para os carros elétricos como algo revolucionário.

E em 2018 quando a general motor e a Toyota decidiram vender a sua fábrica conjunta o dono da tesla decidiu e viu ali uma grande oportunidade e comprou aquela mesma fabrica por 40 milhões de dólares, e a Toyota em cima disso investiu 50 milhões na tesla por uma participação de 2,5% da empresa.

Em 2010 a tesla abriu capital e mesmo tendo algumas desvantagens a empresa precisava dos 200 milhões de dólares que vinham das ações para usar na produção.

Considerando-se assim a maior empresa de automóveis elétricos do mundo.

Elon ainda está por dentro de outra empresa, a solarcity que é atualmente a maior empresa dos estados unidos de produção e entrega de painéis solares, entrando em 2006 em conjunto com seus 3 primos nesse projeto e tem também, e a solarcity instala painéis solares nas instalações da tesla e a tesla produz as pilhas para a utilização dos painéis solares, sendo ali uma coligação de grande importância entre estas duas empresas.

Os objetivos de futuro para Elon Musk na spaceX é aumentar a sua economia e facilidade de produção para que consigam começar a levar astraunautas e até pessoas a cratera de marte, sendo esse o seu principal objetivo, para que mais tarde possa começar a ser colonizado, e nas palavras de Elon:

 “Eu acho que a spaceX terá feito uma nave espacial até o ano de 2025, capaz de levar grandes quantidades de pessoas e carga para marte”

E o património atual de Elon Musk 306,8 Bilhões de dólares, sendo considerado o homem mais rico do mundo, e por o que ele demonstra, ainda está perto de acabar, tanto a fortuna como os objetivos das suas grandes empresas.


Comentários